Pular para o conteúdo

João Pessoa

UMA ESCOLA BRASILEIRA COM ENSINO DIFERENCIADO DE LÍNGUA INGLESA

Somos uma escola brasileira, que proporciona um processo educacional sólido em língua portuguesa nos diferentes níveis da Educação Básica, e, ao mesmo tempo, consegue inserir seus alunos em um ensino diferenciado de língua inglesa, através da metodologia CLIL: Content and Language Integrated Learning e da nossa carga horária estendida. Não somos uma escola bilíngue: temos ensino com formação bilíngue, no modelo de semi-imersão.

Ensinamos inglês a partir de conteúdos do próprio currículo escolar e temas de interesse e relevantes para os alunos. Com isso, estimulamos a aprendizagem significativa, utilizando a língua em situações e práticas da vida real. O inglês passa a fazer parte da vida do aluno de maneira natural.

Integramos os conteúdos curriculares de diversas áreas do conhecimento, como Artes, Matemática, História, Tecnologia, utilizando o inglês como meio de instrução.

Uma aula CLIL no ISO combina os seguintes elementos:

Conteúdo

O aluno aprende inglês por meio do conteúdo do tópico ensinado

Comunicação

O aluno aprende inglês para se comunicar e interagir sobre o tópico

Cognição

O aluno aprende a PENSAR em inglês

Cultura

O aluno aprende a conviver em ambientes multilíngues
Através da metodologia CLIL, visamos tornar o aluno um cidadão global e responsável, capaz de atuar em diferentes contextos culturais.
O Ensino Bilíngue no ISO se adequa às necessidades de cada faixa etária dos nossos alunos. Nossos programas se apresentam da seguinte forma:

Turmas Bilíngues – Infantil 2 ao 2.º ano

Vamos apresentar cada um deles com mais detalhes a seguir.

TURMAS BILÍNGUES

SEGUNDA LÍNGUA DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA!

Crianças bilíngues desenvolvem capacidades cognitivas que fazem a diferença em seu futuro. Pensando nisso, as turmas bilíngues do ISO foram criadas para ensinar e preparar seu filho para ter uma segunda língua (inglês) competente muito antes de outras crianças.

O contato diário com o inglês acontece durante o turno de aulas regular, numa turma bilíngue específica, com grade curricular diferenciada e ampliada para a aprendizagem da segunda língua. Na Educação Infantil, 50% da carga horária é oferecida em inglês e, no Ensino Fundamental, os alunos têm 7 aulas semanais em inglês, além das aulas em português de Linguagens, Matemática, Ciências, História, Geografia etc.

As turmas bilíngues do ISO da Unidade Fundamental Bessa 2 começam no Infantil 2 e vão até o 2.º ano do Ensino Fundamental. Anualmente, haverá a progressão dos anos escolares das turmas bilíngues até o 8.º ano.

EDUCAÇÃO INFANTIL E 1.º ANO

O ensino de inglês desde a Educação Infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento dos alunos, permitindo que eles internalizem um segundo idioma e cultivem o pensamento em inglês desde cedo. Essa abordagem oferece uma série de benefícios, preparando-os para um mundo globalizado e ampliando suas habilidades linguísticas e cognitivas.
Na Educação Infantil e no 1.º ano do Ensino Fundamental, a ênfase está nas habilidades de compreensão auditiva e fala (produção oral). Dessa forma, pode-se garantir um processo de alfabetização completo em língua portuguesa. O foco está na linguagem oral em inglês.

• O aprendizado é divertido.
• Melhora as habilidades das áreas cognitivas.
• Diferentes códigos de comunicação são assimilados.
• Desenvolve a criatividade e o raciocínio.
• Promove a interação com outras culturas.
• Desenvolve um melhor aprendizado de pronúncia e fluência (ênfase nas habilidades de compreensão auditiva e produção oral).

2.º ANO

A BNCC enfatiza o desenvolvimento de competências que preparam os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida e participação ativa na sociedade. Ela incentiva a aquisição de habilidades essenciais no século XXI, tais como comunicação, colaboração, alfabetização digital, compreensão cultural e valores éticos.
Nesse sentido, aprender um segundo idioma no Ensino Fundamental é importante por diversas razões. O inglês proporciona aos estudantes benefícios ao longo da vida, incluindo melhoria na comunicação, sucesso acadêmico, ampliação de oportunidades, compreensão cultural, crescimento pessoal e acesso a conhecimentos e recursos globais.

A partir do 2.º ano do Ensino Fundamental, as quatro habilidades linguísticas (falar, entender, escrever e ler) são abordadas de forma mais equilibrada e sistematizada para desenvolver gradativamente a proficiência em língua inglesa. Para se atingir o domínio na língua inglesa, o trabalho é feito no sentido de:

  • Promover oportunidades para uso da linguagem e interação, através de atividades comunicativas ricas e interessantes.
  • Promover estímulos linguísticos, apresentando modelos de sons e palavras, encorajando a repetição, reestruturando constantemente as falas para garantir que som e significado sejam absorvidos.
  • Desenvolver rotinas que auxiliem o aluno a associar os eventos à linguagem, propondo atividades que incluam discussões, demonstração de materiais, jogos e dramatizações.
  • Estimular as interações sociais entre os alunos. Inicialmente, os alunos ouvem mais do que falam,e assimilam as informações natural e progressivamente, dentro do contexto escolar.
Integramos os conteúdos curriculares de diversas áreas do conhecimento, como Artes, Matemática, História, Tecnologia, utilizando o inglês como meio de instrução.