Pular para o conteúdo

Academic Experience

Programa Bilíngue e de Internacionalização

Um estudante com competência comunicativa intercultural tem, em tese, mais sucesso nas interações, e, assim, maior empregabilidade. O ISO Academic Experience é um programa para desenvolvimento de competências linguísticas e habilidades do século 21, com a intenção de oferecer um leque mais amplo de oportunidades para nossos estudantes, quer seja facilitando o ingresso em universidades por todo o mundo e, ou ampliando as oportunidades em empresas multinacionais, no Brasil ou no exterior.

E, para contribuir com a internacionalização do nosso programa, o ISO buscou um parceiro internacional que contasse com um currículo diferenciado para nossos alunos do Ensino Médio – a Brigham Young University (BYU). Essa parceria traz um currículo que permite uma experimentação da vida universitária, desenvolvendo especialmente a autonomia para o estudante realizar seus projetos de vida simultaneamente à prática da língua inglesa.

O programa

No ISO Academic Experience, os alunos estudam conteúdos em Inglês, fazendo com que a aquisição da língua estrangeira aconteça de modo natural e integrado. Por meio da abordagem CLIL – Content and Language Integrated Learning – e do PBL – Project Based Learning, o programa oferece aos alunos a oportunidade de explorar temas diversos e amplos no decorrer de três anos.

O objetivo é ir além da língua. Os alunos serão estimulados a analisar criticamente questões da vida real e a identificar possíveis soluções de forma criativa e inovadora.
O Academic Experience é um programa criado pelo ISO com as seguintes características:
  •  6 aulas semanais, sendo 4 presenciais e 2 online.
  •  Material didático da National Geographic Learning.
  •  1 disciplina eletiva da Brigham Young University por ano, com certificado de conclusão e histórico escolar emitidos pela universidade.
  • Ao final do programa, os alunos farão um exame internacional de proficiência para obter um certificado que ateste seu nível linguístico.

A quem se destina

Iniciamos os estudos do Academic Experience no 9.° ano do Ensino Fundamental para que os alunos possam concluir o programa na 2ª série do Ensino Médio, podendo assim se dedicar, exclusivamente, aos estudos e preparação para os vestibulares na 3.ª série do Ensino Médio. Porém, caso algum aluno se interesse por iniciar o Academic Experience na 1.ª série do Ensino Médio, não há nenhum empecilho.

Pré-requisito

Para garantir uma experiência acadêmica enriquecedora no Academic Experience, é necessário que os estudantes demonstrem proficiência no nível B1 de inglês, correspondente ao nível intermediário na CEFR (Common European Framework of Reference for Languages = Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas). Essa exigência é essencial para que os alunos possam acompanhar as aulas com facilidade e aproveitar ao máximo o programa.

Ao estabelecer o requisito de proficiência B1, buscamos proporcionar uma base sólida para o sucesso acadêmico dos estudantes, garantindo que eles possam compreender e se expressar em inglês de forma eficaz durante as aulas.

A comprovação dessa proficiência será obtida através de um teste de nivelamento linguístico realizado pela HSE, High School Serviços Educacionais Ltda. Caso o estudante tenha realizado o exame de proficiência linguística da Universidade de Michigan ou de Cambridge, não precisará fazer o teste de nivelamento.

Estamos comprometidos em fornecer um programa de qualidade que promova o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos estudantes, capacitando-os a se comunicar e interagir em um mundo cada vez mais globalizado.

Material Didático – National Geographic Learning

Pathways é o nosso material para aprimoramento das habilidades relacionadas à leitura e escrita da língua inglesa. É uma série criada para desenvolver competências linguísticas, pensamento crítico e estratégias de aprendizagem necessárias para o sucesso acadêmico e profissional. O material apresenta uma diversidade de gêneros textuais, vídeos, gráficos, infográficos, exercícios para produção textual, entre outros.

21st Century Communication é uma série que utiliza ótimas ideias das TED Talks – iniciativa que promove palestras inovadoras e inspiradoras com ícones mundiais – para ensinar os alunos a pensar criticamente e se comunicar de forma efetiva. Por meio de estratégias de argumentação e oratória, técnicas de apresentação e aperfeiçoamento da fala, os alunos poderão desenvolver fluência em suas habilidades de fala e audição e explorar temas atuais e relevantes, navegando pelas áreas das Ciências Humanas, da natureza, linguagens, matemática e suas tecnologias.

Global Issues – material usado para o Projeto Integrador – é uma série que aborda grandes problemas enfrentados no mundo nos dias de hoje. Através de estudos de casos reais e textos autênticos, os alunos podem praticar estratégias de leitura e escrita, aprimorar suas habilidades argumentativas e colaborativas através de discussões e trabalho em equipe.

Disciplina Eletiva – Brigham Young University (BYU)

Em adição aos materiais da National Geographic, os alunos estudarão uma disciplina eletiva por ano, oferecida pela universidade americana Brigham Young University. As eletivas serão cursadas de maneira independente, ou seja, fora do horário das aulas presenciais.

O foco das eletivas é alinhar as aprendizagens com um caminho para o Ensino Superior e a carreira profissional de cada aluno. Por terem caráter de estudo independente, as eletivas permitem a autonomia de escolha dos alunos, que podem optar pelos assuntos estudados de acordo com suas áreas de interesse, buscando a correlação com as suas aspirações acadêmicas e projetos de vida.

As disciplinas eletivas da BYU passam pelas áreas de Business Law, Exploring Computer Science, Health Education, Marketing, Economics, Human Anatomy, Leadership etc.

Ao término de cada disciplina eletiva, os alunos recebem um certificado de conclusão e histórico escolar emitidos pela Brigham Young University, com registro oficial do respectivo crédito obtido pelo aluno, que podem ser usados para pedir equivalência dos estudos realizados, diminuindo assim, o número de matérias a serem cursadas em universidades no exterior.

Além disso, as eletivas atendem aos itinerários formativos do novo Ensino Médio, como opção bilíngue, podendo, opcionalmente, se integrar a uma ou mais áreas do conhecimento.

Carga horária

Os alunos terão 6 aulas semanais, sendo 4 aulas presenciais que ocorrerão em um dia da semana e 2 aulas de estudo independente, que podem ser realizadas num segundo dia da semana, conforme orientação dos professores e disponibilidade dos alunos.

Avaliações e resultados

Os alunos serão avaliados em duas principais áreas – oral e escrita. Ao término de cada ciclo, os mesmos farão atividades testando as duas competências.

Ao término do programa, ou seja, no 3.º ano do Academic Experience os alunos farão um exame internacional de proficiência para que, além dos conteúdos e habilidades desenvolvidos ao longo do programa, possam também obter um certificado atestando o seu nível linguístico.

Orientações para quem quer estudar no exterior

Os alunos do ISO Academic Experience terão a oportunidade de entender, com mais detalhes, como funcionam os programas de candidatura para as universidades no exterior, o caminho que deve ser percorrido para obter sucesso nos processos seletivos e também como concorrer a bolsas de estudo nessas universidades. Isso porque o ISO firmou uma parceria com a Daqui pra Fora, uma consultoria educacional que, desde 2001, prepara estudantes para os processos seletivos de universidades no exterior, como a de Toronto, a de Amsterdam, Harvard, Oxford, Stanford, Yale, Princeton, entre outras.